1980 – No início da década de 80, Joinville não oferecia um atendimento especializado a portadores de autismo. Pouco se sabia sobre este transtorno, nem tampouco sabiam como diagnosticá-lo e como lidar com ele de forma que os portadores pudessem ter uma qualidade de vida melhor.

1988 – Para suprir essa carência, quatro famílias joinvilenses, que viviam a experiência de não poder proporcionar a seus filhos um aprendizado condizente com a síndrome, uniram-se e fundaram a AMA Joinville em 23 de Maio de 1988 na Rua Euzébio de Queiroz.

1993 – Foi firmado convênio com a Fundação Catarinense de Educação Especial para admissão de educadores. Neste ano, a AMA passou a funcionar em regime de instituição-dia, em período integral, sendo necessária a contratação de profissionais da área de Terapia Ocupacional e Psicologia.

1995 – Iniciou a construção da sede própria, o prédio de 770 m2 foi edificado com doações de empresários locais em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Joinville.

1996 – Em 14 de setembro 1996, passou a funcionar na Rua José Gerard Rolin Filho nº 185, Bairro Bom Retiro e já atendia 20 alunos com uma equipe de 15 profissionais entre psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e auxiliares de sala.

2010 – Em 2010 o espaço foi ampliado com aquisição do imóvel ao lado comprado por um empresário Joinvilense e oferecido para uso da AMA, permitindo assim aumentar o número de atendimentos, com maior segurança e conforto, pois adultos e crianças passaram a utilizar espaços distintos. Esta extensão possibilitou uma especialização maior dos serviços de acordo com a faixa etária dos educandos.

2013 – A AMA completa 25 anos e continua a ampliar seus sonhos, suas parcerias e busca atender mais crianças com necessidades especiais do espectro autista.

2014 – Atualmente atende 105 alunos entre dois e trinta e dois anos de idade sendo mantida através de convênios, a colaboração de parceiros e por doações da comunidade.